X
    Categorias: Saúde

Vacina Butantan-DV contra a dengue é ampliada para profissionais de saúde

O Ministério da Saúde anunciou neste domingo (18) que a vacina Butantan-DV, será disponibilizada a partir de 9 de fevereiro.

Serão mais de 1,1 milhão de profissionais da atenção primária à saúde. O imunizante contra a arbovirose, desenvolvido pelo Instituto Butantan, é o primeiro de dose única do mundo.

Imunização de profissionais da linha de frente

A saber, a imunização contemplará médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários que atuam em unidades básicas de saúde e visitam famílias. Esses profissionais são os primeiros a ter contato com casos suspeitos de dengue.

Além disso, o ministro Alexandre Padilha explicou que esta etapa será viabilizada pela chegada de novas doses da Butantan-DV. O Instituto Butantan tem previsão de entregar até 31 de janeiro cerca de 1,1 milhão de doses adicionais da vacina nacional contra a dengue, garantindo a proteção dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS).

Eficácia e proteção do imunizante

Os anticorpos da Butantan-DV oferecem proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. Estudos clínicos indicam uma eficácia global de 74%, com redução de 91% dos casos graves e 100% de proteção contra hospitalização pela doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Expansão da vacinação e produção da Vacina Butantan-DV

Posteriormente, o governo federal planeja expandir gradualmente a vacinação em dose única para pessoas de 15 a 59 anos em todo o país. Essa ampliação depende da disponibilidade de novas unidades da vacina Butantan-DV, já encomendadas pelo Ministério da Saúde.

Em busca de maior agilidade, o Instituto Butantan firmou uma parceria de transferência de tecnologia com a empresa chinesa WuXi Vaccines para acelerar a fabricação em larga escala. Por consequência, a expectativa é que a produção da vacina com tecnologia brasileira seja ampliada em até 30 vezes, com previsão de 25 a 30 milhões de doses ainda neste ano.

Ademais, o ministro Padilha projeta que, à medida que as doses importadas cheguem, o governo iniciará a vacinação nacional do público de 15 a 59 anos, priorizando os mais velhos (59 anos) e avançando para os mais jovens (15 anos). O objetivo é incluir o imunizante de forma permanente no calendário oficial.

WagnerWeindler:

Este site usa cookies.

Saiba Mais!