Mais de 670 mil pessoas nos EUA ficaram sem eletricidade e quase 10 mil voos foram cancelados com a tempestade de inverno.
A tempestade de inverno ameaça paralisar os estados do leste com uma forte nevasca, prometendo neve, granizo, chuva congelante e temperaturas perigosamente baixas por toda a região leste do país ao longo da semana.
Declarações de emergência e alertas
Em resposta à iminente tempestade, o presidente dos EUA, Donald Trump, aprovou no sábado declarações federais de desastre emergencial para 12 estados.
Entre os estados incluem-se Carolina do Sul, Virgínia, Tennessee, Geórgia, Carolina do Norte, Maryland, Arkansas, Kentucky, Louisiana, Mississippi, Indiana e Virgínia Ocidental.
Adicionalmente, dezessete estados e o Distrito de Columbia declararam emergências climáticas. A secretária do Departamento de Segurança Interna (DHS), Kristi Noem, alertou para o frio intenso e incentivou os norte-americanos a estocarem combustível e alimentos.
Situação das interrupções de energia e voos
Ainda neste domingo, o número de interrupções de energia continuou a aumentar significativamente. Conforme o site PowerOutage.US, mais de 670 mil clientes estavam sem eletricidade.
Principais estados afetados por falta de energia:
- Mississippi: mais de 100 mil clientes sem energia
- Texas
- Tennessee
- Louisiana
- Kentucky
- Geórgia
- Virgínia
- Novo México
No que tange ao transporte aéreo, a situação também é crítica. Mais de 9.990 voos dos EUA programados para domingo foram cancelados.
Cancelamentos aéreos:
- Domingo: mais de 9.990 voos cancelados
- Sábado: mais de 4 mil voos cancelados
As principais companhias aéreas alertaram os passageiros para ficarem atentos a possíveis mudanças e cancelamentos. Para mitigar riscos, os operadores da rede elétrica dos EUA intensificaram as precauções no sábado, buscando evitar apagões rotativos.
Alertas meteorológicos
O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) alertou para uma tempestade de inverno “excepcionalmente expansiva e de longa duração”.
Espera-se um acúmulo de gelo pesado e generalizado no sudeste, com a possibilidade de “impactos incapacitantes a catastróficos localmente”. Além disso, são previstas temperaturas frias recordes e ventos gelados perigosos, que devem se estender até a região das Grandes Planícies até segunda-feira.
