Foi lançado hoje 21-10-2025 o Samsung Galaxy XR, um inovador óculos de realidade mista que promete redefinir a experiência de entretenimento e trabalho.
O dispositivo, que representa a estreia da marca neste segmento, surge como um concorrente direto do Apple Vision Pro e dos modelos da Meta, entre outros.
A empresa destaca que o Galaxy XR foi construído sobre uma plataforma aberta e escalável, impulsionada por inteligência artificial multimodal.
Além disso, a Samsung acredita que o aparelho marca o início de um novo ecossistema Android XR, abrindo portas para o futuro da descoberta, entretenimento e produtividade.
Resultado de uma colaboração entre a Samsung, Google e Qualcomm, o desenvolvimento do headset, conhecido internamente como Project Moohan, já havia sido antecipado em dezembro do ano passado. O dispositivo também foi exibido na edição mais recente do Mobile World Congress (MWC) em Barcelona.
Com um design que lembra os óculos da Apple, o Galaxy XR apresenta uma ampla viseira equipada com painéis micro-OLED 4K para cada olho, além de um modo que permite visualizar o mundo real através das lentes. O headset, pesando mais de 500 gramas, é fixado à cabeça por uma faixa ajustável.
O Samsung Galaxi XR vem equipado com processador Snapdragon
O Galaxy XR é equipado com o processador Snapdragon XR Plus Gen 2 da Qualcomm e roda o sistema operacional Android XR, baseado em uma versão personalizada da interface One UI.
O dispositivo conta com seis câmeras frontais, microfones integrados, sensores para rastreamento das mãos e dos olhos. A navegação e o controle de recursos são realizados por meio de dois controladores com feedback tátil.
A bateria do Samsung Galaxy XR oferece uma autonomia média de duas horas para uso geral e até duas horas e meia para reprodução de vídeos, números comparáveis aos do Vision Pro.
O headset permite aos usuários abrir aplicativos em painéis virtuais expandidos, com versões adaptadas para o ambiente imersivo. Os serviços do Google, como YouTube, Fotos e Mapas, estão integrados, juntamente com recursos alimentados por inteligência artificial.
Na plataforma de streaming, é possível assistir a filmes em 3D com som espacial, proporcionado pelos alto-falantes integrados ao dispositivo.
Jogos e outras ferramentas também estão disponíveis, e a expectativa é que o Android XR receba novos aplicativos em breve para os óculos inteligentes da Samsung.
Veja também o Review do Samsung Galaxi S25 da Samsung