A Qualcomm anunciou nesta quarta-feira (26), o lançamento do Snapdragon 8 Gen 5, um novo chip projetado para equipar smartphones avançados. Este modelo, com especificações ligeiramente inferiores à versão Elite, busca oferecer um custo mais acessível sem comprometer o desempenho.
O Snapdragon 8 Gen 5 se posiciona como uma alternativa ao Snapdragon 8 Elite Gen 5, anunciado em setembro de 2025 como o processador topo de linha da Qualcomm para dispositivos móveis.
Segundo a Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 5 apresenta um desempenho de CPU até 36% superior em comparação com o Snapdragon 8 Gen 3, lançado em 2023. Além disso, o novo chip proporciona um aumento de 11% no desempenho da GPU e de 46% em aplicações de Inteligência Artificial (IA) através da NPU.
A empresa destaca ainda a eficiência energética do Snapdragon 8 Gen 5, que é 42% superior na CPU e 28% maior na GPU, resultando em um ganho de 13% considerando o chip como um todo.
Construído com tecnologia de 3 nm da TSMC, o Snapdragon 8 Gen 5 apresenta uma estrutura de CPU Oryon com dois núcleos Prime de 3,8 GHz e seis núcleos Performance de 3,32 GHz. Essa configuração se assemelha à do modelo Elite, embora com frequências ligeiramente menores.
O chip inclui uma GPU Adreno compatível com tecnologias como Adreno Frame Motion Engine 2.1 e Snapdragon Game Super Resolution. No entanto, a tecnologia Adreno High Performance Memory (Andreno HPM), presente no modelo Elite, não está disponível nesta versão.
Outras características incluem o módulo Qualcomm FastConnect 7900 para Bluetooth 6.0 e Wi-Fi 7, e o modem Snapdragon X80 5G. A NPU Hexagon parece ser idêntica em ambos os chips.
Por fim, a Qualcomm informou que marcas como OnePlus, Motorola e Meizu demonstraram interesse em lançar smartphones equipados com o Snapdragon 8 Gen 5. Espera-se que os primeiros aparelhos com o novo chip sejam anunciados nas próximas semanas.
