Em evento realizado ontem (22), os Óculos Inteligentes da Amazon, que foram projetados exclusivamente para seus entregadores geraram debates sobre a privacidade.
O objetivo da inovação é otimizar a eficiência, a praticidade e a segurança no processo de entrega. O anúncio ocorreu durante o Delivering The Future US 2025, um evento da empresa dedicado a apresentar suas mais recentes tecnologias.
O dispositivo foi desenvolvido com foco em aumentar a eficiência e segurança dos entregadores. Atualmente, eles precisam utilizar seus celulares para confirmar endereços e pedidos, o que pode desviar a atenção e expô-los a riscos como encomendas delicadas, caminhos perigosos e até animais agressivos.
A solução encontrada pela Amazon foi projetar um dispositivo que projeta informações diretamente no campo de visão do entregador. Através de um display localizado na lente direita, é possível visualizar o GPS, confirmar se o pacote correto está sendo entregue e receber alertas em tempo real sobre terrenos acidentados ou perigos no percurso.
Segundo a vice-presidente de Transportes da Amazon, Beryl Tomay, os testes com o protótipo têm demonstrado resultados promissores, com uma redução média de 30 minutos na jornada de trabalho dos entregadores. Isso permitiria que eles concluíssem suas rotas mais cedo e retornassem mais rapidamente para casa.
Um dos pontos destacados dos Óculos Inteligentes da Amazon é o conforto
Um dos pontos destacados do projeto é o conforto do dispositivo, resultado da colaboração dos próprios entregadores no desenvolvimento. Os óculos são leves, emborrachados, e não causam desconforto no rosto.
O visor na lente é nítido e translúcido, permitindo total visibilidade. Usuários que utilizam óculos com prescrição médica podem substituir as lentes originais.
Os óculos são conectados a um colete, que integra um pack de bateria para maior autonomia e um “switcher” para controlar as informações exibidas no visor. O “switcher” permite a navegação entre os menus disponíveis, embora possa exigir um período de adaptação inicial.

A Amazon garante que a privacidade e segurança dos entregadores são prioridades. Os óculos podem ser desligados desconectando o “switcher”, e todas as informações coletadas são processadas com a remoção de dados sensíveis, como rostos e placas de veículos. A empresa enfatiza que o uso do dispositivo será voluntário e gratuito para os interessados.
Apesar do potencial do aparelho, especialmente por seu foco no trabalho e conforto, existem algumas preocupações. A privacidade dos entregadores, a durabilidade da bateria e a capacidade de operação autônoma (já que o dispositivo não depende de outros aparelhos para acessar a internet) são pontos que merecem atenção.
Atualmente, o dispositivo ainda está em fase de protótipo e não há previsão de lançamento nos Estados Unidos ou em outros países, incluindo o Brasil.
Como dissemos acima, os óculos inteligentes para entregadores mencionado nesta matéria ainda está em estudos nos Estados Unidos, mas você pode encontrar produtos parecidos na Amazon Brasil.
















Leave a Reply