X
    Categorias: Política

Ministro do Turismo Confia em Permanecer no União Brasil Apesar de Apoiar Lula

O ministro do Turismo, Celso Sabino, disse em entrevista no estúdio do Poder360 que a decisão d...

O ministro do Turismo, Celso Sabino, manifestou na segunda-feira (24 de novembro de 2025) a esperança de que o conselho de ética do seu partido, o União Brasil, demonstrará “bom senso” ao analisar seu caso nesta terça-feira (25 de novembro).

O conselho está deliberando sobre a possibilidade de recomendar sua expulsão da legenda, embora o prazo para a conclusão do processo permaneça indefinido. Sabino, que é deputado federal licenciado pelo Pará, ambiciona uma candidatura ao Senado em 2026.

Sua permanência no cargo ministerial ocorreu mesmo após a decisão do União Brasil, em setembro de 2025, de se retirar do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Sabino classificou a decisão do partido como “açodada” e declarou que se defenderá “de peito aberto”.

O ministro argumenta que sua divergência com alguns membros da liderança do partido não justifica sua expulsão. “Não estou ofendendo ninguém. Eu espero que encontrem um bom senso, que entendam que o projeto para o país hoje, capitaneado pelo presidente Lula, é um projeto que busca o desenvolvimento da nação”, afirmou.

Ele também sugere que outros membros do União Brasil compartilham de sua visão favorável ao governo Lula: “Eu sei que dentro do União Brasil, existem várias pessoas que pensam dessa forma”.

A análise do caso de Sabino pelo conselho de ética, originalmente programada para ocorrer durante a COP30 em Belém, foi adiada a seu pedido para esta terça-feira. O ministro permaneceu em Belém durante toda a duração da COP30, que se estendeu de 14 a 22 de novembro de 2025.

Sabino avaliou a COP30 em Belém como um “grande sucesso”, destacando que a realização da conferência na Amazônia permitiu a participação de pessoas que normalmente não frequentam esses eventos. “Foi a COP mais inclusiva da história, com a participação inédita de povos da floresta”, declarou.

O ministro estima que o Brasil receberá um total de 10 milhões de turistas estrangeiros em 2025. Na segunda-feira, ele inaugurou turistômetros em Brasília e no Rio, dispositivos que monitoram a contagem de turistas estrangeiros no país. Os dados atuais indicam que o Brasil já recebeu 8 milhões de turistas estrangeiros em 2025, superando os 6,8 milhões registrados em 2024.

Se Gostou, Compartilhe:

WagnerWeindler:

Este site usa cookies.

Saiba Mais!