Microsoft reavalia funções de IA no Windows 11 após críticas

Microsoft reavaliando funções de IA no Windows 11 após críticas

Microsoft reavaliando funções de IA no Windows 11? É amigos, parece que as coisas não estão dando muito certo.

Relatos do site Windows Central, citando fontes internas, indicam que a estratégia da companhia para o Copilot está atualmente sob revisão.

A possível mudança decorre de uma crescente e notável insatisfação dos usuários com a versão atual do sistema. Críticas frequentes sobre a instabilidade do software e a grande quantidade de ferramentas de IA integradas em múltiplos aplicativos teriam motivado a empresa a considerar uma reavaliação estratégica de suas propostas.

Adicionalmente, o site The Verge confirmou o interesse da Microsoft em “melhorar o Windows de formas que sejam significativas para o usuário”. Segundo Pavan Davuluri, presidente da divisão Windows e Dispositivos, a equipe focará em aspectos frequentemente mencionados pela comunidade, como performance, confiabilidade e a experiência geral do sistema.

Recursos de inteligência artificial sob análise

Conforme aponta o Windows Central, a Microsoft estaria avaliando “alterações para simplificar ou remover” alguns recursos de IA considerados desnecessários. As possíveis mudanças incluem:

  • Integrações do Copilot em aplicativos como Bloco de Notas, Paint e Explorador de Arquivos estão sob escrutínio, podendo ser unificadas ou ter a marca do chatbot removida.
  • A ferramenta Recall, que registra atividades do computador, é vista internamente como um “fracasso”. Embora improvável de ser completamente descartada, ela pode ser reconfigurada e relançada sob uma nova denominação.
  • Iniciativas de IA direcionadas a desenvolvedores, empresas e parceiros comerciais, como Agentic Workspace, Windows ML, Pesquisa Semântica e APIs do Windows AI, devem permanecer inalteradas.

Impacto e concorrência no Windows 11

Recentemente, o Windows 11 alcançou a expressiva marca de 1 bilhão de usuários ativos, um marco que superou o tempo de adoção de seu antecessor. Contudo, a recepção mista por parte do público continua a gerar pressão significativa sobre a Microsoft, impulsionando a busca por melhorias.

Em virtude dessa concorrência acirrada e da busca por alternativas, algumas distribuições de Linux, por exemplo, registraram um aumento notável em seus downloads. Esse movimento sugere que uma parcela dos usuários pode estar ativamente cogitando migrar para outros sistemas operacionais, distanciando-se da plataforma da Microsoft.

Se Gostou, Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *