Portal de Notícias

Advertisement

Metanol: Saúde Alerta Estados e Municípios Sobre Intoxicação

O Ministério da Saúde emitiu nesta sexta-feira uma nota técnica com orientações atualizadas para estados e municípios sobre o manejo de casos de intoxicação por metanol, decorrentes do consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. O documento visa aprimorar o atendimento e a notificação de ocorrências.

A nota técnica detalha os novos critérios para confirmação de casos, o fluxo de análise laboratorial, os procedimentos para solicitação de insumos e a notificação imediata ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs).

A confirmação de casos que requerem tratamento agora se baseia no histórico de consumo de bebida alcoólica, no quadro clínico do paciente e em achados laboratoriais consistentes com a intoxicação.

Para casos suspeitos, o período de persistência ou agravamento dos sintomas, entre seis e 72 horas após a ingestão de álcool, é um fator determinante.

O documento define claramente casos confirmados, descartados e em investigação, além de reforçar a obrigatoriedade da notificação imediata aos Cievs estaduais, que, por sua vez, devem informar o Cievs nacional através do Disque-Notifica (0800-644-6645) e do e-Notifica.

O registro no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) permanece obrigatório, mesmo após a notificação imediata.

Cada estado deverá definir o laboratório responsável pelas análises, priorizando os da rede Centro de Informações Toxicológicas (CIATox) ou da Polícia Científica.

Caso o estado não possua capacidade analítica, as amostras devem ser encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), que as direcionará ao CIATox-Campinas. Até o momento, 21 estados já estabeleceram o fluxo para o encaminhamento e análise de amostras.

O país conta com 32 CIATox, centros de referência em toxicologia que oferecem orientação, diagnóstico e manejo de intoxicações, além de apoiar a toxicovigilância e a ingestão de risco químico. Os estados sem CIATox podem utilizar o serviço Disque-Intoxicação da Anvisa (0800 722 6001).

Distribuição do antídoto fomepizol

Na quinta-feira, o Brasil recebeu 2,5 mil unidades do antídoto fomepizol para reforçar o estoque estratégico do Sistema Único de Saúde (SUS) destinado ao tratamento de intoxicações por metanol.

A distribuição já começou, com 1,5 mil unidades enviadas aos estados. São Paulo foi o primeiro a receber, com 288 unidades, devido ao alto número de casos registrados. Outros estados com ocorrências suspeitas também receberão o antídoto.

Adicionalmente, mais de 1,4 mil unidades de etanol farmacêutico, utilizado para atenuar a gravidade da intoxicação por metanol, foram enviadas para 11 estados.

O Ministério da Saúde alerta que os sintomas de intoxicação por metanol podem levar de seis a 72 horas para se manifestarem. Os sintomas iniciais incluem sensação de embriaguez persistente, náuseas, vômitos e dor abdominal intensa.

Sintomas neurológicos como dor de cabeça, tontura e confusão mental também podem ocorrer. A orientação é procurar imediatamente o serviço de emergência mais próximo ao apresentar qualquer um desses sintomas, especialmente alterações visuais, após o consumo de bebida alcoólica.

Se Gostou, Compartilhe:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *