As eleições portuguesas deste domingo irá definir o sucessor do atual presidente da república, Marcelo Rebelo de Sousa.
Votação em Portugal define sucessor de Marcelo Rebelo de Sousa
Este domingo marca o fim de dois mandatos de cinco anos do chefe de Estado. A votação para as eleições portuguesas começou às 8h da manhã no horário local, o que corresponde às 5h da manhã em Brasília.
Paralelamente, o encerramento das urnas está previsto para as 19h em Portugal Continental e na Ilha da Madeira. Nos Açores, o término será às 20h. Em termos de fuso horário brasileiro, isso significa 16h e 17h, respectivamente. O acompanhamento da participação eleitoral indica um fluxo constante ao longo do período da manhã.
Participação inicial e o recorde de candidaturas
Conforme dados recentes, divulgados pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, 21% dos eleitores já haviam votado até as 12h no horário local, equivalente às 9h em Brasília. Este índice de participação inicial é um dos primeiros indicadores da mobilização eleitoral no país.
Além disso, esta eleição presidencial registra o maior número de candidatos na história de Portugal para um pleito presencial. Onze concorrentes disputam a chefia de Estado, refletindo a pluralidade política e o interesse em cargos de liderança nacional.
Possibilidade de segundo turno e principais nomes
No entanto, a legislação eleitoral portuguesa estabelece que haverá segundo turno caso nenhum dos candidatos obtenha mais de 50% dos votos válidos. Nesse cenário, um novo pleito será realizado em 8 de fevereiro. A última vez em que as eleições para presidente em Portugal tiveram segundo turno foi em 1986.
Dessa forma, entre os nomes que aparecem com maiores intenções de voto nas sondagens eleitorais recentes, destacam-se alguns dos principais partidos e personalidades. Conforme as projeções, os candidatos mais mencionados são:
- Luís Marques Mendes (PSD)
- António José Seguro (PS)
- André Ventura (Chega)
- José Cotrim de Figueiredo (Iniciativa Liberal)
- Henrique Gouveia e Melo (Independente)
Posse do próximo presidente
Por fim, a posse do próximo presidente da República está agendada para 9 de março. Essa data é uma tradição na política portuguesa, mantida desde 1986. O novo chefe de Estado assumirá o cargo por um mandato de cinco anos.