A Apple está respondendo ao feedback dos usuários e introduzindo um controle de transparência para o efeito “Liquid Glass” com o iOS 26.1 Beta 4 em seus sistemas operacionais. A novidade está presente no quarto beta público do iOS 26.1, iPadOS 26.1 e macOS Tahoe 26.1.
A nova configuração permite aos usuários escolherem entre a aparência padrão, quase totalmente transparente, e uma opção mais opaca, com maior contraste. Essa seleção se aplica a todo o sistema, incluindo aplicativos, notificações e tela de bloqueio.
Para acessar o novo controle no iPhone e iPad, o usuário deve navegar até “Ajustes”, “Tela e Brilho” e, finalmente, “Liquid Glass”. No macOS, a configuração pode ser encontrada em “Ajustes do Sistema” e “Aparência”.
A mudança vem após a Apple receber feedback de usuários que consideravam a transparência excessiva, dificultando a leitura de notificações e a identificação de botões na interface. A empresa está testando o recurso na versão beta mais recente de seus sistemas.
O “Liquid Glass” representa uma das maiores mudanças visuais nos sistemas operacionais da Apple desde a introdução do “flat design” no iOS 7, em 2013.
Linguagem visual no iOS 26.1 Beta 4

A nova linguagem visual emprega elementos translúcidos que simulam o vidro, distorcendo levemente as imagens de fundo e suavizando as animações. No entanto, essa transparência gerou críticas quanto à legibilidade e usabilidade da interface.
Anteriormente, os usuários insatisfeitos com a transparência do “Liquid Glass” podiam ativar a opção “Reduzir Transparência” nas configurações de acessibilidade. No entanto, essa alternativa aplicava uma cor sólida a todos os elementos, eliminando completamente o efeito de transparência.
A nova configuração de transparência ajustável busca oferecer um meio-termo, melhorando a legibilidade sem abandonar completamente a proposta de design original.
É importante notar que esta é uma versão beta, e a Apple pode realizar alterações adicionais antes do lançamento da versão final do iOS 26.1 para o público em geral.
Leave a Reply