X

Família aguarda extradição de brasileiro detido pelo ICE nos EUA

A Família de Matheus Silveira aguarda extradição do brasileiro detido pelo ICE nos EUA (Serviço de Migração).

A família do brasileiro Matheus Silveira, detido pelo ICE (serviço de imigração e alfândega dos Estados Unidos), aguarda ansiosamente e pede explicações sobre a demora na extradição dele para o Brasil. Matheus está preso desde novembro do ano passado, apesar de já possuir autorização para deixar o território norte-americano.

Recentemente, Matheus foi transferido para um centro de detenção migratória localizado no estado da Louisiana. Além disso, a família relata que nem mesmo a advogada do jovem consegue obter informações claras sobre o andamento do caso.

Condições de Detenção e Falta de Informações

Luciana Santos de Paula, mãe de Matheus, descreve as condições de detenção como “horrorosas” e “desumanas”. Ela detalha a precariedade da situação de seu filho:

  • Alimentação insuficiente e de má qualidade, exigindo pagamentos adicionais por comida.
  • Ligações telefônicas extremamente caras, limitando o contato com a família.

Inicialmente, o combinado era que Matheus fosse para um centro de detenção próximo ao aeroporto para embarcar dois dias depois. Entretanto, o plano não foi cumprido, gerando ainda mais angústia e incerteza para a família.

Dessa forma, a família lamenta a persistente falta de transparência. “Não era para ele estar passando por isso. O juiz determinou a saída dele do país. Se eles não querem ele lá, por que estão prendendo ele lá? É muito cruel isso. A gente não entende isso e ninguém dá uma explicação”, desabafa a mãe.

Contexto da Prisão e Apoio Consular

Matheus Silveira reside nos Estados Unidos desde 2019 e é casado desde 2024 com a americana Hanna Silveira, que é militar e advogada. Ele foi detido por agentes do ICE logo após a última etapa para receber o greencard.

Contudo, já sob custódia, Matheus decidiu desistir do processo para obter o visto permanente e solicitou a saída voluntária do país. A solicitação, porém, até o momento, não foi atendida, mantendo-o detido.

Por fim, em nota oficial, o Ministério das Relações Exteriores afirmou que está prestando assistência consular ao cidadão brasileiro e à sua família, acompanhando de perto a situação.

WagnerWeindler:

Este site usa cookies.

Saiba Mais!