Após o cessar-fogo no conflito, a historiadora israelense Fania Oz-Salzberger, avalia que a sociedade enfrenta o desafio de consolidar a paz e preservar a democracia.
Crítica ferrenha do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, a pesquisadora destaca a importância dos movimentos da sociedade civil que almejam um futuro democrático e pacífico para Israel.
Em visita ao Brasil, onde participou do Festival Literário do Museu Judaico de São Paulo, a professora emérita da Universidade de Haifa expressou preocupação com o atual cenário político israelense.
Para ela, o governo Netanyahu é o “pior que Israel já teve”, composto por membros da direita e da extrema direita.
A historiadora manifesta receios sobre a possibilidade de Netanyahu adiar as eleições, sob o pretexto de uma situação de emergência, ou mesmo tentar fraudar o pleito, levando o país a um estado não democrático.
Ela enfatiza a prontidão da sociedade civil para defender as próximas eleições, consideradas cruciais para o futuro de Israel. Pesquisas indicam uma possível derrota do primeiro-ministro e sua coalizão.
Existem Traumas na convivência entre israelenses e palestinos diz Historiadora Israelense

Oz-Salzberger ressalta os traumas existentes na convivência entre israelenses e palestinos, defendendo a solução de dois Estados como a melhor alternativa para a região, com a criação e coexistência pacífica de Israel e da Palestina.
Ela espera que Gaza possa contar com um governo palestino moderado, com o auxílio de potências internacionais.
A pesquisadora antevê dificuldades para Netanyahu, tanto com sua base de eleitores quanto com seus parceiros de coalizão de extrema direita, que desejavam se estabelecer em Gaza.
A historiadora classificou Netanyahu como um criminoso, lembrando que ele já foi indiciado por acusações de corrupção, com outras sob investigação.
Por fim, Oz-Salzberger lamenta a persistência do radicalismo em Israel e a crença de alguns governantes de que as minorias não devem ter os mesmos direitos.
Veja também nossa seleção de “bandeiras e produtos de Israel disponíveis na Amazon.”
Leave a Reply