A cantora, compositora e atriz Liniker, natural de Araraquara, foi um dos destaques do Grammy Latino 2025, conquistando três prêmios com seu álbum “Caju”. Essa é a segunda vez que a artista araraquarense é reconhecida internacionalmente, tendo vencido também em 2022 com “Indigo Borboleta Anil”.
A cerimônia de premiação ocorreu em Las Vegas, Estados Unidos. Liniker havia sido indicada em seis categorias, incluindo as da pré-cerimônia e a premiação principal.
“Caju”, lançado em agosto do ano anterior, foi o grande vencedor da noite, garantindo a Liniker os prêmios de Melhor Canção em Língua Portuguesa com “Veludo Marrom”, Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa com a faixa-título “Caju”, e Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa.
“Quando fiz esse disco estava em preceito religioso, tinha acabado de renascer para orixá e sou muito grata a tudo o que aconteceu na minha vida e vem acontecendo com esse disco.
Sou muito grata mais uma vez a toda a minha equipe, a todas as pessoas que colaboraram comigo nesse projeto, muito obrigada a minha família, muito obrigada a todas as pessoas que seguem acreditando no poder da música brasileira.
Liniker após recebe três prêmios no Grammy Latino 2025
É uma honra defender o Brasil em uma categoria de pop, falar que um disco é pop e ganhar por isso”, declarou Liniker ao receber seu terceiro gramofone.
Além das vitórias, Liniker competiu nas categorias de Canção do Ano, Gravação do Ano e Álbum do Ano, concorrendo com grandes nomes da música internacional. Durante a cerimônia, a artista também se apresentou, interpretando a canção “Negona Dos Olhos Terríveis”.
Liniker, nascida em Araraquara em 1995, é uma artista multifacetada com influências que abrangem soul, jazz e samba.
É considerada a primeira cantora transgênero a receber um Grammy Latino. Sua carreira ascendeu em 2015 com a formação da banda Liniker e os Caramelows, que lançou o EP “Cru”. Em 2020, Liniker iniciou sua trajetória solo após cinco anos com a banda.