O Autódromo de Interlagos, em São Paulo, sedia mais uma edição da corrida sprint da Fórmula 1 neste sábado com o GP de São Paulo. A modalidade, que integra o calendário do Grande Prêmio de São Paulo, tem sido realizada no circuito paulista desde a temporada de 2021.
A corrida sprint, uma versão mais curta da prova tradicional, oferece uma dinâmica diferente para o fim de semana do GP. O formato altera a ordem das atividades na pista e influencia diretamente na definição do grid de largada para a corrida principal de domingo.
Com uma distância reduzida em comparação com a corrida de domingo, a sprint exige estratégias específicas das equipes e pilotos. A menor duração impõe um ritmo mais agressivo, com menos tempo para recuperação em caso de incidentes ou problemas com o carro.
O resultado da corrida sprint define o grid de largada para o Grande Prêmio de São Paulo. Os pontos distribuídos aos primeiros colocados também contribuem para o campeonato de pilotos e de construtores, tornando a disputa ainda mais acirrada.
A introdução da corrida sprint em Interlagos buscou aumentar o interesse do público e oferecer um espetáculo adicional aos fãs da Fórmula 1 para o GP de São Paulo.