Após intensas críticas de desenvolvedores, o Google cede e anunciou uma mudança em sua política para o sistema Android que dificultaria a instalação de aplicativos por meio de arquivos .APK, um processo conhecido como sideloading.
A medida original previa que, a partir de 26, o Android bloquearia a instalação de aplicativos de desenvolvedores não verificados. Essa verificação exigiria que os desenvolvedores validassem sua identidade junto ao Google, vinculando essa informação aos seus aplicativos.
O Google justificou a política como uma medida de segurança para combater aplicativos maliciosos ou aqueles que tentam coletar dados sigilosos dos usuários, como falsos antivírus.
A controvérsia surgiu porque a nova política também se aplicaria a aplicativos distribuídos por lojas alternativas à Google Play Store ou obtidos por meio de download de arquivos .APK.
Muitos desses aplicativos são criados por pequenas empresas ou desenvolvedores independentes que não desejam ter vínculos com o Google, incluindo a verificação. Sem essa verificação, seus aplicativos seriam bloqueados pelo Android a partir do ano que vem em 26.
A F-Droid, uma das lojas de aplicativos para Android mais conhecidas, chegou a declarar que poderia encerrar suas operações devido às novas regras.
O Google Cede e a Instalação de Apps Fora da Play Store Terão Novos Avisos
Diante da repercussão negativa, o Google anunciou uma revisão na política de verificação. A empresa promete criar um “fluxo avançado” que permitirá aos usuários instalar softwares não verificados no Android, desde que estejam cientes dos riscos envolvidos.
A instalação de aplicativos não verificados será precedida de “avisos claros” sobre esses riscos, para evitar que os usuários sejam induzidos por agentes maliciosos a ignorar as verificações de segurança.
Além disso, o Google planeja criar um fluxo de distribuição de aplicativos direcionado a estudantes ou entusiastas de desenvolvimento.
Os ajustes na nova política ainda não têm data definida para serem apresentados, mas o Google anunciou o acesso antecipado à verificação para os desenvolvedores interessados por meio do Android Developer Console.
