O GitHub acaba de anunciar o Agent HQ, uma nova plataforma centralizada que integra diversos agentes de codificação de IA.
A novidade, apresentada no evento GitHub Universe 2025, visa permitir que desenvolvedores com assinatura paga do GitHub Copilot acessem e gerenciem ferramentas de empresas como Anthropic, OpenAI, Google, Cognition e xAI, além do próprio Copilot.
A iniciativa busca unificar o fluxo de trabalho de desenvolvimento, atualmente fragmentado por diferentes interfaces de IA.
A plataforma será gerenciada por um painel de controle, o “mission control”, onde os desenvolvedores poderão atribuir tarefas, orientar e rastrear o trabalho de múltiplos agentes de IA.
A plataforma oferecerá um ecossistema reunindo diferentes agentes em um único lugar. Os desenvolvedores poderão orquestrar “frotas de agentes especializados” para executar tarefas complexas em paralelo.
Será possível rastrear o trabalho de vários agentes de IA simultaneamente, inclusive executando vários deles em paralelo na mesma tarefa para comparar resultados.
O sistema também inclui novos controles para supervisionar a execução de verificações de integração contínua (CI) em código gerado por IA, além de recursos de identidade para gerenciar o acesso e as políticas de cada agente, tratando-os como se fossem desenvolvedores humanos em uma equipe.
O “mission control” também se conectará a ferramentas de gerenciamento de projetos como Slack, Linear, Atlassian Jira, Microsoft Teams e Azure Boards.
Usuários do Copilot Pro+ participantes do programa VS Code Insiders já podem acessar o OpenAI Codex. Os demais agentes serão disponibilizados nos próximos meses, como parte da assinatura paga.
GitHub introduziu conjunto de ferramentas
Junto com o Agent HQ, o GitHub introduziu um conjunto de ferramentas focadas em planejamento, personalização e governança corporativa.
No VS Code, o “Modo de Plano” auxilia o desenvolvedor a construir uma abordagem detalhada antes da produção de código. Após a aprovação, o plano é enviado ao Copilot ou a outro agente para implementação.
Para empresas, foi lançada uma prévia pública do GitHub Code Quality, que analisa a manutenção, confiabilidade e cobertura de testes do código, e do metrics dashboard, um painel para administradores acompanharem o impacto e o uso do Copilot na organização.
Foi adicionada uma etapa de revisão de código ao fluxo de trabalho do agente Copilot, permitindo que ele acesse ferramentas, como o CodeQL, para avaliar o código antes de enviá-lo a um desenvolvedor humano.
Um “plano de controle” de governança permitirá que administradores corporativos definam políticas de segurança, registrem auditorias e gerenciem quais agentes de IA são permitidos ou não dentro de uma companhia.