Os líderes globais em Belém, focam nas Florestas no Brasil que se tornou palco de intensas discussões nesta semana em preparação para a Cúpula da COP30.
A cidade, considerada a porta de entrada da Amazônia, simboliza a urgência e a importância do debate climático global. Os encontros preliminares serviram para reafirmar o compromisso dos países com a cooperação em prol do clima.
As prioridades que devem nortear as negociações na COP30 foram claramente delineadas: combustíveis fósseis, financiamento climático e proteção das florestas. A busca por alternativas aos combustíveis fósseis e a definição de estratégias para a transição energética justa ganharam destaque.
Paralelamente, a necessidade de mobilizar recursos financeiros para apoiar os países em desenvolvimento em seus esforços de mitigação e adaptação às mudanças climáticas foi amplamente reconhecida.A proteção das florestas, em especial a Amazônia, emergiu como um ponto crucial.
Além disso, o papel das florestas na captura de carbono e na manutenção da biodiversidade foi enfatizado, assim como a importância de combater o desmatamento ilegal e promover o desenvolvimento sustentável nas regiões florestais.
As Florestas no Brasil terá colaboração internacional na preservação
A colaboração internacional para garantir a preservação das florestas tropicais e o envolvimento das comunidades locais foram considerados essenciais para o sucesso das iniciativas.
Por fim, a reunião sinaliza um esforço concentrado para abordar os desafios mais prementes relacionados às mudanças climáticas e construir um futuro mais sustentável para todos.