Endgame: Operação Global Desmantela Três Grandes Redes de Crime Cibernético

Endgame: Operação Desmantela Três Redes de Crime Cibernético

Operação policial internacional, batizada de Endgame, desmantelou as operações de três notórios grupos cibercriminosos: Rhadamanthys, VenomRAT e Elysium. A ação mira a infraestrutura utilizada por esses grupos, conhecidos por causar danos a centenas de milhares de vítimas em todos os países.

Rhadamanthys, um dos maiores ladrões de informações em atividade, VenomRAT, um trojan de acesso remoto, e o botnet Elysium foram os principais alvos da operação. Um dos suspeitos de liderar as atividades do VenomRAT foi detido na Grécia, em 3 de novembro, durante a fase inicial da ação.

Investigações revelaram que um dos principais operadores do Rhadamanthys tinha acesso a mais de 100 mil carteiras de criptomoedas.

Portanto, o valor total desses ativos digitais pode alcançar milhões de euros, representando um golpe significativo para as finanças dos criminosos. A extensão do impacto sobre as vítimas, muitas vezes sem conhecimento da invasão, é um dos aspectos mais preocupantes do caso.

A fase final da Operação Endgame ocorreu entre 10 e 13 de Novembro

A operação Endigame resultou na apreensão de 20 domínios e na desativação de 1025 servidores maliciosos. Milhares de computadores contendo milhões de credenciais roubadas foram também confiscados.

A operação contou com a colaboração de mais de 30 organizações públicas e privadas internacionais, abrangendo países como Austrália, Alemanha, Bélgica, Canadá, França, Grécia, Lituânia, Reino Unido e Estados Unidos.

Por fim, em uma parceria com o “Have I Been Pwned”, a Europol oferece a possibilidade para que indivíduos verifiquem se suas credenciais foram comprometidas por algum desses agentes criminosos. As investigações da Operação Endgame continuam em andamento.

Se Gostou, Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *