Dia D: Brasil Unido Contra a Dengue em Ação Nacional Neste Sábado

Dia D: Brasil Unido Contra a Dengue em Ação Nacional

O Ministério da Saúde promove neste sábado (8) o Dia D, um mutirão nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A ação, parte da nova campanha “Não dê chance para dengue, Zika e chikungunya”, mobilizará gestores locais, profissionais de saúde, agentes de endemias, líderes comunitários e a população em geral. O objetivo é realizar ações de conscientização e mutirões de limpeza tanto em espaços públicos quanto nas residências.

Atualmente, mais de 370 mil profissionais atuam na prevenção de arboviroses nos 5.570 municípios brasileiros.

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) orientam famílias em visitas domiciliares e distribuem materiais informativos, enquanto Agentes de Combate às Endemias (ACE) realizam inspeções, aplicam larvicidas e coletam dados para o planejamento de ações de vigilância.

A iniciativa visa engajar a população na identificação e eliminação de focos do mosquito, utilizando também novas tecnologias como a Wolbachia para conter a transmissão do vetor.

Até o dia 30 de outubro, o Brasil registrou mais de 1,6 milhão de casos prováveis de dengue, uma queda de 75% em relação a 2024.

O número de óbitos confirmados foi de aproximadamente 1,6 mil, representando uma redução de 72% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os estados com maior incidência de casos são São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás e Rio Grande do Sul.

Apesar da diminuição dos casos, o Ministério da Saúde alerta para a necessidade contínua de prevenção, já que 30% dos municípios brasileiros estão em estado de alerta para a dengue, com larvas do mosquito encontradas principalmente em recipientes como vasos de plantas, pneus, garrafas e caixas d’água.

O Ministério da Saúde investirá R$ 183,5 milhões no biênio 2025/2026 para ampliar o uso de tecnologias de controle vetorial.

O método Wolbachia, que reduz a capacidade de transmissão do mosquito, já foi implementado em 11 municípios de oito estados, apresentando resultados significativos na redução de casos de dengue, chikungunya e Zika em Niterói (RJ). A previsão é expandir a tecnologia para 70 cidades até o final de 2026.

Em Curitiba (PR), foi inaugurada a maior biofábrica de Wolbachia do mundo, com capacidade para produzir 100 milhões de ovos por semana.

A campanha o Dia D, será feita pelo Ministério da Saúde

A campanha do Ministério da Saúde enfatiza que pequenas atitudes, como guardar garrafas de cabeça para baixo e colocar areia nos pratos de vasos de plantas, podem salvar vidas. Em caso de sintomas como febre e dor de cabeça, a orientação é procurar uma Unidade Básica de Saúde.

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) também está se preparando para as estações quentes com a campanha “Contra a Dengue Todo Dia”, realizando ações de conscientização e distribuição de materiais educativos em diversos municípios.

No município do Rio, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também promove o dia D de combate à dengue, com inspeções de vigilância ambiental e orientações à população.

A população também pode requisitar vistoria ou denunciar possíveis focos do mosquito pela Central 1746 de Atendimento ao Cidadão da prefeitura carioca.

Se Gostou, Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *