O líder do PL na Câmara, o deputado Sóstenes Cavalcante troa soltura de banqueiro neste domingo (30.nov.2025). Ele é contra a decisão da Justiça Federal que determinou a soltura.
Em vídeo divulgado em suas redes sociais, o deputado classificou a liberação como “vergonhosa” e a considerou “um cuspe na cara dos brasileiros”.
Vorcaro havia sido preso pela Polícia Federal em 17 de novembro sob a suspeita de liderar um esquema de fraude no Sistema Financeiro Nacional. A juíza federal Solange Salgado, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), justificou a soltura do empresário alegando que não havia requisitos para manter a prisão preventiva.
Em sua declaração, Sóstenes Cavalcanti estabeleceu um paralelo entre a situação de Vorcaro e a de Jair Bolsonaro (PL) e outros aliados, que foram presos após condenações do Supremo Tribunal Federal (STF) no contexto das investigações sobre a tentativa de golpe de Estado.
O deputado mencionou os generais Walter Braga Netto, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor da Abin ( Brasileira de Inteligência). “Quem rouba bilhões está solto.
Agora, quem é honesto, que prestou relevante serviço às Forças Armadas, como o nosso presidente Bolsonaro, como o general Braga Netto, o general Heleno, o general Paulo Sérgio, Ramagem e tantos outros, condenados e presos. É isso mesmo. Esse é o Brasil. Parece uma piada, é revoltante”, declarou.
Bolsonaro está cumprindo pena na Superintendência da Polícia Federal em Brasília. Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira estão detidos no Comando Militar do Planalto.
Braga Netto permanece na 1ª Divisão do Exército do Rio de Janeiro, onde já estava preso preventivamente. Ramagem, por sua vez, é considerado foragido após ter fugido para os Estados Unidos com a família.
Por fim, o líder do PL na Câmara também comparou a soltura de Vorcaro a decisões judiciais que, segundo ele, favoreceram réus da Operação Lava Jato. “Que vergonha, Brasil”, lamentou.
