A startup Delfos, especializada em inteligência artificial para manutenção preditiva na geração de energia renovável.
Delfos amplia rodada Série A com foco na Europa
Ela garantiu uma extensão de Série A no valor de 3 milhões de euros (aproximadamente R$ 18,8 milhões). O aporte foi liderado pelo fundo Copel Ventures, gerido pela VOX Capital, e contou com a participação de DOMO.VC, Headline, Contrarian Ventures e EDP Ventures.
Com efeito, com este investimento, a Delfos planeja acelerar sua expansão comercial na Europa, onde a empresa já atende diversos clientes desde 2023. O capital também será utilizado para:
- Fortalecer o time comercial global;
- Ampliar o desenvolvimento de soluções para novas fontes de geração, transmissão e armazenamento de energia.
Adicionalmente, Guilherme Studart, CEO da Delfos, destacou a importância do novo aporte. “O foco agora é escalar nossa presença na Europa e entregar soluções de inteligência artificial, gerando cada vez mais eficiência para todas as fontes de energia renovável, incluindo o segmento de armazenamento, além de ampliar para outras etapas da cadeia, como transmissão de energia”, afirmou.
Fortalecimento da Parceria da Delfos com a Copel
A iniciativa também visa estreitar os laços com a Copel, um dos investidores e parceiros estratégicos da Delfos. A startup já atua diretamente na geração eólica da Copel, onde sua plataforma de IA auxilia as equipes de operação na tomada de decisões baseadas em dados.
Nesse sentido, o monitoramento dos ativos, por exemplo, contribui significativamente para a previsão de falhas. Dessa forma, a solução da Delfos permite uma redução substancial dos custos de manutenção, otimizando as operações da companhia paranaense.
Thiago Ávila, superintendente de estratégia, inovação e inteligência de mercado da Copel, comentou sobre a decisão. “O investimento na Delfos é um passo natural para a Copel. Já validamos a eficiência da solução em nossas operações eólicas e agora queremos levar essa inteligência para toda a nossa cadeia de ativos”, explicou Ávila, ressaltando o valor gerado diretamente ao acionista.
Detalhes sobre o Copel Ventures
Este é o quarto investimento realizado pelo Copel Ventures, fundo de corporate venture capital lançado em 2023. O veículo, que possui R$ 150 milhões em caixa, tem como prioridade investir em startups com soluções mais maduras.
Portanto, o fundo busca empresas que apresentem conexões diretas com as operações e estratégias da Copel, consolidando um ecossistema de inovação que beneficie ambas as partes.
