Serviços online cruciais, incluindo ChatGPT e X, enfrentaram interrupções e instabilidade nesta terça-feira, devido a problemas técnicos na infraestrutura do Cloudflare. Usuários relataram dificuldades de acesso ou indisponibilidade total de diversas plataformas.
O Cloudflare, conhecido por seus serviços de proteção contra ataques DDoS e gerenciamento de tráfego, reconheceu a ocorrência do problema.
Em comunicado, a empresa informou que estava investigando uma falha que afetava múltiplos clientes, resultando em erros generalizados de código 500. A empresa também relatou falhas em seu painel de controle e API.
A mensagem inicial, divulgada às 8h48 (horário de Brasília), indicava que a rede global do Cloudflare estava enfrentando problemas. Pouco depois, às 9h21, a empresa informou que os serviços estavam começando a se recuperar, embora os clientes pudessem continuar a enfrentar taxas de erro mais altas do que o normal enquanto a equipe técnica continuava seus esforços de correção.
O impacto da falha se estendeu para além da IA ChatGPT e do X. No DownDetector, plataforma que monitora interrupções em serviços online, foram registrados picos de reclamações relacionadas ao Cloudflare, AWS e OpenAI.
Por fim, a falha gerou frustração entre usuários e levantou preocupações sobre a dependência da infraestrutura centralizada da internet. Ao tentar acessar um protegido pelo Cloudflare, o usuário visualizava uma mensagem de erro 500, que indica falha no servidor do serviço.