Matt Van Epps, do Partido Republicano, foi eleito para a Câmara dos EUA, representando o Tennessee. A eleição especial, ocorrida nesta semana, fortalece a já estreita maioria republicana na Câmara, em um momento que antecede as eleições de meio de mandato no próximo ano.
Van Epps ocupará a cadeira anteriormente ocupada por Mark Green, que renunciou ao cargo em julho. O distrito eleitoral em questão abrange partes de Middle Tennessee, incluindo áreas de Nashville.
A vitória republicana consolida um território historicamente favorável ao partido. Em 2024, Donald Trump venceu nesse mesmo distrito com uma margem de 22 pontos percentuais. Tanto Trump quanto Green manifestaram apoio a Van Epps durante a campanha.
Apesar da previsibilidade do resultado, pesquisas recentes indicavam uma possível disputa mais acirrada do que o esperado. Uma vitória democrata teria reduzido a margem republicana na Câmara dos Representantes, que atualmente é de 219 cadeiras contra 213.
Em seu discurso após a vitória, para a câmara dos EUA, Van Epps expressou gratidão a Donald Trump pelo “apoio inabalável”, declarando que o apoio do ex-presidente foi crucial para o resultado. Afirmou ainda que, no Congresso, estará “sempre ao lado dele”.
