X
    Categorias: Brasil

Altave fecha novos contratos milionários com gigantes do setor de óleo e gás

A empresa brasileira Altave, especializada em IA artificial para monitoramento e segurança, anunciou a assinatura de dois contratos.

Altave expande atuação com novos contratos no Oriente Médio

O acordo foi selado durante a International Petroleum Technology Conference (IPTC 2026). Os acordos marcam a expansão da tecnologia 100% brasileira para operações offshore de alta complexidade no Oriente Médio, um dos mercados mais exigentes do setor de óleo e gás.

Portanto, um dos contratos envolve a implementação do software Harpia em nove sondas offshore da Aro. O outro acordo é com a Expro, multinacional britânica de serviços para poços com operações em mais de 60 países. Ambas as parcerias consolidam a presença da Altave em um cenário global.

Detalhes das novas parcerias estratégicas

Expansão com a Aro Drilling

O contrato com a Aro representa a escalada de um projeto-piloto bem-sucedido, iniciado em 2025. Durante a fase inicial, o software Harpia da Altave demonstrou resultados concretos em conformidade de segurança e governança operacional.

Isso levou a Aro, uma joint venture entre Saudi Aramco e Valaris, a expandir a solução para nove sondas de sua frota na Arábia Saudita.

Entrada em operações globais com a Expro

O acordo com a Expro, gigante de serviços de poço com sede no Reino Unido e atuação global, marca a entrada da tecnologia brasileira em uma das maiores empresas do setor. O projeto inicial contemplará uma unidade operacional e possui potencial de expansão para outras instalações da companhia mundialmente, destacando a cultura de inovação da Expro.

Crescimento e solidez da Altave

Esses novos contratos impulsionam a expansão internacional da Altave, que já demonstrava solidez em 2025. A empresa encerrou o ano com sua carteira de clientes recorrentes ativos ampliada de 20 para 31, além de outros seis em backlog.

Com 77% do faturamento proveniente de contratos de longo prazo e um crescimento de 69% na Receita Recorrente Anual (ARR), a companhia atrai players globais.

Portanto, a taxa de retenção de receita de 133% da Altave reforça sua capacidade de reter e expandir a atuação dentro dos clientes existentes, validando a maturidade da tecnologia desenvolvida no Brasil, conforme destacou Bruno Avena, CEO da empresa.

Tecnologia Harpia: inteligência artificial para segurança

O software Harpia combina inteligência artificial e visão computacional para monitoramento contínuo de operações críticas. O sistema analisa imagens de câmeras em tempo real e gera alertas automáticos. Ele identifica situações de risco, como:

  • Entrada de trabalhadores em zonas de alto risco.
  • Ausência de equipamentos de proteção individual (EPIs).

Por fim, todos os dados operacionais são consolidados em dashboards e relatórios periódicos para equipes de SMS (Segurança, Meio-Ambiente e Saúde) e operações, com suporte técnico 24 horas por dia, 7 dias por semana.

WagnerWeindler:

Este site usa cookies.

Saiba Mais!